Festas Tradicionais
- Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Gonçalo
Tradicional festa em tributo a nossa Senhora do Rosário e a São Gonçalo, padroeiros do município, com a presença da marujada, que desfila entre os dias 14, 15, 16 e 17 de agosto há mais de 200 anos, entoando cantos de adoração e louvor, além de cantos de alegria em festejar e dor aos que já partiram. A festa ocorre sempre na mesma data, 14 a 17 de agosto, por aqui é conhecida como festa de agosto, onde no dia 13 para 14 tem a alvorada, onde as caixas percorrem as ruas, visitando a casa do rei e da rainha, onde são servidos caldos e bebidas a todos presentes, no dia 14 de agosto há o mastro em adoração a Nossa Senhora do Rosário e no dia 16 em adoração a São Gonçalo, no dia 15 o almoço é por conta do rei, onde todas as pessoas se alimentam, já no dia 16 é por conta da rainha, no dia 17 os demais festeiros oferecem farofas e o rei e a rainha os doces.
- A Marujada
A marujada é uma festa tradicional da cidade de São Gonçalo do Rio Preto que acontece durante a festa de Nossa Senhora do Rosário e São Gonçalo (festa de agosto), estima-se que seja realizada há mais de 200 anos.
Festa de tradição portuguesa, ao chegar a África “sofre” algumas modificações antes de ser trazidas para o Brasil pelos escravos.
A marujada é uma manifestação popular em agradecimento a Nossa Senhora do Rosário.
De acordo com o mito de origem, a Marujada começou em uma travessia marítima em uma frágil embarcação que trazia escravo negro para o Brasil. Durante uma tempestade, o barco ficou preso em recifes e os marujos que saíam para tentar livra-lo daquela situação não retornavam jamais. Então os negros fizeram uma promessa a Nossa Senhora do Rosário: se o barco atingisse a terra firme, eles dançariam e coroariam uma família em homenagem à santa. Imediatamente apareceu uma luz vinda do céu que iluminou a embarcação e milagrosamente o barco se livrou das pedras e seguiu o seu rumo. Assim, quando os negros desembarcaram em terra firme eles cumpriram a promessa.
A marujada possui um tambor do ano de 1900 que veio de paris, não se tem informações. A marujada chama a atenção pelo colorido vivo das indumentárias, pelas fitas que caem esvoaçantes, pelos espelhos que brilham e rebrilham no sol morno de agosto.
Fonte:
- Portal Minas Gerais
- Site Derivada, Gabriel Guedes
- O Carnaval
O carnaval de São Gonçalo do Rio Preto é realizado em ambientes familiares, onde os foliões aproveitam ao máximo a folia e as belezas naturais que a cidade tem a oferecer.
Durante o dia a folia é garantida na praia do Lapeiro, balneário que fica a cerca de 900m do centro da cidade, propício ao banho. Os foliões podem se divertir com grupos de danças, bandas de axé, pagode e samba, dentre outros.
Logo após os shows, sai da Praia do Lapeiro o tradicional Trio Salva-vidas, que conduz os foliões pelas ruas da cidade até a praça XV de Agosto, onde há shows toda a noite.
» Carnaval de praia doce, realizado em sua parte no balneário da Praia do Lapeiro, localizado a cerca de 900m do centro da cidade.
Câmara Municipal de
São Gonçalo do Rio Preto
Rua Do Progresso, Nº 214
Centro – São Gonçalo do Rio Preto – MG
CEP: 39.185.000
Tel: (038) 3546-1322
camara@saogoncalodoriopreto.mg.leg.br
Siga nas Redes Sociais
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta-feira: Das 8h às 16:00h
Copyright © 2019-2021. Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Preto. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por: Wagner Mattar